quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sobre os povos Anglos

Os Anglos são uma palavra inglesa moderna usada para se referir ao povo germano cujo nome deriva-se da antiga região cultural de Ânglia, um distrito localizado em Schleswig-Holstein, Alemanha. Os anglos foram um dos maiores grupos a fixar-se na Bretanha no período pós romano, fundando diversos reinos da Inglaterra Anglo-saxônica e instalando-se na Ânglia Oriental, Mércia e na Nortúmbria no século V d.c e seu nome é raiz do nome "Inglaterra".

Mapa dos bárbaros


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CELTAS

Eram um povo que se originou na Europa Central em algum momento por volta de 700A.E.C., e foram os primeiros a formarem uma cultura distinta nos territórios Europeus do Norte dos Alpes.
É possível traçar as origens do povo Celta tão remotamente quanto a cultura Tumulus da Idade do Bronze, a qual atingiu seu apogeu por volta de 1200A.E.C. Os habitantes desta primitiva cultura são conhecidos como o Povo dos Túmulos, mas não eram tecnicamente Celtas. Os Celtas na verdade não aparecem como um povo distinto e identificável até a época do período de Halstatt (cerca de 700A.E.C.). Antes do meio do primeiro milênio os Celtas eram completamente desconhecidos como “civilizados” no mundo Egeu/Mediterrâneo. Entretanto, por volta do século quatorze A.E.C., eles foram classificados pelos Gregos como estando entre os mais numerosos povos “bárbaros” do mundo que conhecia.







Os Celtas produziram muitos exemplos excelentes de trabalhos superiores com os trabalhos em metais e um design artístico muito complexo. A sua tecnologia demonstrava uma cultura mais avançada do que era percebida pelos Gregos e Romanos, que viam os Celtas como primitivos. Embora os Celtas pré-Romanizados não pudessem ler e nem escrever, vários aspectos da cultura Celta por si mesma, influenciou algumas das mais importantes literaturas que possuímos até hoje.


 




O historiador Romano Polybius escreveu que os Celtas de sua época possuíam vilas sem fortalezas com casas desmobiliadas. Eles, segundo informações, dormiam em palhas e seu alimento consistia principalmente de carne. Ele afirma que valorizavam o gado e o ouro, porque eles eram transportados e comercializados facilmente, adequando-se aos seu estilo de vida nômade. Diodorus e outros historiadores Gregos e Romanos revelam que os antigos Celtas eram caçadores de cabeças e praticavam sacrifícios humanos. Strabo relata que os Celtas construíam clausuras de madeira e palha nas quais sacrificavam humanos e animais. As cinzas eram em seguida espalhadas por sobre os campos e despejadas em pântanos como oferendas cerimoniais. De acordo com Strabo, esta prática sempre foi negligenciada pelos “homens sábios” conhecidos como DRUIDAS. Os historiadores antigos tem normalmente comparado o conhecimento e a sabedoria dos DRUIDAS com a dos Etruscos.











Os Celtas ocuparam uma pequena área ao norte da Itália por aproximadamente 300 anos, absorvendo a tecnologia e as crenças religiosas dos Etruscos.
Logo, os Celtas começaram a entrar em combate com os Etruscos e outros povos da Itália. Por volta de 390A.E.C., os Celtas saquearam Roma, a qual naquela época era uma cidade com muros sem segurança. As legiões Romanas foram levadas para longe, empenhadas em conflitos com os Etruscos e outros povos Italianos, deixando somente uma pequena guarnição de defensores, de modo que Roma caiu facilmente diante dos invasores Celtas. Deslocando-se para fora de Roma, o exército Celta foi pego em uma armadilha entre o exército Etrusco que se movia para o sul, e uma perseguição do exército Romano movendo-se para o norte. Seguindo-se a isto, e com perdas extremamente grandes, os Celtas batram em retirada para uma área remota ao norte da Itália.
Neste lugar permanEceram até por volta de 82E.C., quando, com a expansão do Império Romano, as legiões Romanas forçaram-nos a sair da Itália.








As Invasões Bárbaras - Idade Média

As Invasões Bárbaras - Idade Média



BÁRBAROS:
- para os romanos, bárbaros eram todos aqueles que não tinham a cultura romana, que estavam fora das fronteiras do Império.


ORGANIZACÃO SOCIAL DOS POVOS BÁRBAROS-GERMANOS:
- economia amonetária e natural.
- caça, pesca, saques, pastoreio, agricultura rudimentar.
- propriedade coletiva da terra.
- divididos em tribos.
- ágrafa.
- direito consuetudinário (baseado nos costumes e na oralidade).
- religião politeísta.
- o contato com o império romano fez aparecer a propriedade privada da terra e a desigualdade social.
Os povos bárbaros eram de origem germânica e habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império Romano. Viveram em relativa harmonia com os romanos até os séculos IV e V da nossa era. Chegaram até a realizar trocas e comércio com os romanos, através das fronteiras. Muitos germânicos eram contratados para integrarem o poderoso exército romano.

Os romanos usavam a palavra "bárbaros" para todos aqueles que habitavam fora das fronteiras do império e que não falavam a língua oficial dos romanos: o latim. A convivência pacífica entre esses povos e os romanos durou até o século IV, quando uma horda de hunos pressionou os outros povos bárbaros nas fronteiras do Império Romano. Neste século e no seguinte, o que se viu foi uma invasão, muitas vezes violenta, que acabou por derrubar o Império Romano do Ocidente. Além da chegada dos hunos, podemos citar como outros motivos que ocasionaram a invasão dos bárbaros: a busca de riquezas, de solos férteis e de climas agradáveis.
Ficheiro:Checa-HunCharge.jpg

Economia, Arte, Política e Cultura dos Bárbaros Germânicos

A maioria destes povos organizavam-se em aldeias rurais, compostas por habitações rústicas feitas de barro e galhos de árvores. Praticavam o cultivo de cereais como, por exemplo, o trigo, o feijão, a cevada e a ervilha. Criavam gado para obter o couro, a carne e o leite. Dedicavam-se também às guerras como forma de saquear riquezas e alimentos. Nos momentos de batalhas importantes, escolhiam um guerreiro valente e forte e faziam dele seu líder militar.
Praticavam uma religião politeísta, pois adoravam deuses representantes das forças da natureza. Odin era a principal divindade e representava a força do vento e a guerra. Para estes povos havia uma vida após a morte, onde os bravos guerreiros mortos em batalhas poderiam desfrutar de um paraíso.
A mistura da cultura germânica com a romana formou grande parte da cultura medieval, pois muitos hábitos e aspectos políticos, artísticos e econômicos permaneceram durante toda a Idade Média.
arte medieval Vitral : arte medieval representando o rei franco Carlos Magno

Invasões bárbaras.



     
Dá-se o nome de invasões bárbaras à série de migrações de vários povos germânicos para península Ibérica, que viriam a alterar radicalmente a organização da região até então denomidada Hispânia sob o império romano. Integradas no período das migrações que ocorreu entre os anos 300 a 800[1] em toda a Europa, estas migrações marcaram a transição da Antiguidade para a idade média e terão sido desencadeadas pelas incursões dos Hunos e pressões populacionais a partir da Europa central

Os Hunos

Dentre os povos bárbaros, os hunos foram os mais violentos e ávidos por guerras e pilhagens. Eram nômades ( não tinham habitação fixa e viviam a percorrer campos e florestas ) e excelentes criadores de cavalos. Como não construíam casas, viviam em suas carroças e também em barracas que armavam nos caminhos que percorriam. A principal fonte de renda dos hunos era a pratica do saque aos povos dominados. Quando chegavam numa região, espalhavam o medo, pois eram extremamente violentos e cruéis com os inimigos. O principal líder deste povo foi Átila, o líder huno responsável por diversas conquistas em guerras e batalhas. 

Principais Povos Bárbaros

- Alanos: originários do nordeste do Cáucaso. Entraram no Império Romano entre os séculos IV e V. Ocuparam a região da Hispânia e o norte da África.
- Saxões: originários do norte da atual Alemanha e leste da Holanda. Penetraram e colonizaram as Ilhas Britânicas no século V.
- Francos: estabeleceram-se na região da atual França e fundaram o Reino Franco (veja exemplo de obra de arte abaixo)
- Lombardos: invadiram a região norte da Península Itálica
- Anglos e Saxões: penetraram e instalaram-se no território da atual Inglaterra
- Burgúndios: estabeleceram-se na sudoeste da França
- Visigodos: instalaram-se na região da Gália, Itália e Península Ibérica (veja exemplo abaixo da arte visigótica)
- Suevos: invadiram e habitaram a Península Ibérica
- Vândalos: estabeleceram-se no norte da África e na Península Ibérica
- Ostrogodos: invadiram a região da atual Itália